quarta-feira, 18 de maio de 2011

A um passo do Haiti, há um outro pequeno Haiti...

Finalmente a esperada viagem começou... Mas, 9h e 15 minutos após a decolagem em Frankfurt, a primeira parada: Miami, Flórida!

Veja: é interessante porque Miami fica somente há 2 horas de voo de Porto Príncipe. Mas a rota aérea exige a parada - confesso que para mim foi uma ocasião de rever o mar que me lembra o "meu" Rio de Janeiro e buscar um pouco de comida brasileira. Olhando pra esse infinito de oceano o pensamento vai em ondas até encontrar terra firme de novo. Como não pensar no Haiti que me espera?



Miami é uma cidade povoada de cubanos, brasileiros, afroamericanos etc. Realmente a impressão que dá é que se pode sobreviver tranquilamente sem precisar do inglês. Um dos bairros de Miami é o "Little Haiti" (pequeno Haiti), que concentra uma colônia de haitianos que vieram buscar a sorte na terra do Tio Sam. Aqui guardam a sua culinária, a sua música, os seus costumes e a língua.

A maioria das famílias haitianas não poderia viver se não fosse a ajuda dos seus parentes em "diáspora" pelo mundo. Alguns nos EUA, muitos no Canadá e também na França.



Até amanhã, Haiti (o grande Haiti)!


RD
Share |

Nenhum comentário: