Fenômeno ambíguo e inevitável, a globalização atinge o nosso dia-a-dia, despertando desafios e ao mesmo tempo possibilidades únicas de integração e melhoria. No contexto latino-americano, vivemos um momento crucial, no qual, em pleno desenvolvimento dos trabalhos da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, podemos como Igreja apontar respostas, estimular iniciativas, que atendam a uma necessidade de humanização que brota do Evangelho e se deve “encarnar” nos mais diversos âmbitos da cultura, da economia, da política e do trabalho.
É nesse momento que surge em Roma uma recente publicação, às vésperas da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (CELAM), a nova edição, em língua francesa, do livro “Uma aposta pela América Latina: memória e destino histórico de um continente”, publicado no Brasil, pela Editora Paulus e precedentemente apresentado ainda no México e Argentina, países que compõe um triângulo decisivo para a configuração latino-americana.
O autor é o Prof. Guzmán Carriquiry Lecour, uruguaio, advogado, especialista em Doutrina Social da Igreja e Subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos no Vaticano, onde trabalha há mais de 30 anos.
O ensaio foi recentemente enriquecido pelo autor com trabalhos de revisão e ampliação, tendo a honra de contar com o prefácio do Cardeal canadense Marc Ouellet, que por 10 anos viveu na Colômbia. Além disso, a publicação ganha agora um novo título que expõe em modo novo a temática tratada pelo autor: “Globalização e humanismo cristão: perspectivas para a América Latina” .
O tema é delicado pois, é preciso, antes de mais nada, reconhecer a importância do processo atual de “mundialização” e de unificação do planeta, sem perder de vista o contexto latino-americano, a importância do mercado livre e o ponto de vista dos mais pobres, que necessitam de especial atenção.
“Tese fundamental do livro é que o destino dos nossos povos e o destino da catolicidade estão hoje profundamente entrelaçados, compenetrados. Se enfraquecermos a tradição católica, se não se realizar um intenso trabalho de educação e de transmissão da fé, se não se comunicar racionalmente e persuasivamente um renovado impulso de testemunho e de missão, se esta tradição católica não se converter em alma, inteligência, força propulsora e unitiva, em um horizonte de autêntico desenvolvimento e de crescimento na humanidade, então nossos povos sofrerão e perderão” – exorta profeticamente o Prof. Carriquiry no evento de apresentação da nova edição de língua francesa do livro, na cidade de Roma (Itália).
Assim, a proposta do autor é de dar chaves de compreensão para uma coerente leitura sobre o fenômeno de globalização na América Latina, aprofundando perspectivas, que incluem uma visão do papel da Igreja, como um elemento de unidade e equilíbrio para a integração latino-americana. Ainda, em tom confiante e entuasiasta, o Prof. Carriquiry aposta na globalização como chance para os povos latino-americanos ultrapassarem as barreiras dos regionalismos, criando parceiras, costruindo alianças, que permitam uma sua recolocação no cenário mundial sob aspectos economicos, políticos e culturais.
Concluímos, com outra “provocação” do autor, num estilo apaixonado e reflexivo: “É talvez presunção ou erro de perspectiva pensar que na América Latina, pelo menos neste século XXI, está em jogo, em grande parte, o futuro da catolicidade?”
Rafael M. D’Aqui – 16.05.2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário