sexta-feira, 25 de maio de 2007

Protagonizar um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil


Tenho refletido bastante a respeito da declaração de Bento XVI sobre o Brasil na última quarta-feira (23.05.2007), confiando-nos quase que uma missão como nação: protagonizar um modelo de desenvolvimento a partir da fé.


Se formos capazes de transformar a nossa fé em cultura, que implicações teríamos sobre a nossa sociedade marcada pelo medo, pela violência e pela corrupção?


Cito as palavras de Bento XVI, de profundo encorajamento a uma renovação de nossas estruturas sociais a partir da coerência de vida, da fé e da intimidade com Deus:


"O Brasil é um grande País que guarda valores cristãos profundamente enraizados, mas vive também enormes problemas sociais e econômicos. Para contribuir com a solução desses, a Igreja deve mobilizar todas as forças espirituais e morais das suas comunidades, buscando oportunas convergências com as outras energias saudáveis do País. (...)
O Brasil é também um País que pode oferecer ao mundo o testemunho de um novo modelo de desenvolvimento: a cultura cristã com razão pode animar-vos a uma “reconciliação” entre os homens e a criação, a partir do resgate da dignidade pessoal na relação com Deus Pai."
(Papa Bento XVI - texto traduzido livremente do original em italiano - Audiência Geral de Quarta-feira 23.05.2007)



Então, você aceita comigo este desafio?

Nenhum comentário: