domingo, 12 de junho de 2011

JMJ: uma história de amor! – Especial Dia dos Namorados

Domingo, 12 de junho de 2011 – Dia dos Namorados



Claro que esse não é o centro da JMJ. A Jornada é uma peregrinação com Cristo. Mas que foi que disse que nesse caminho Ele não podia me surpreender?

Rafael & Nathalie: amor de JMJ!
A JMJ Madri 2011 será a minha quarta edição de Jornada Mundial da Juventude. A Nathalie estava lá em Colônia, em Sydney... Eu, um brasileiro, na multidão. Ela, uma suíça, no meio da juventude do mundo. Eu, assim como ela, de simples “espectador”, fui me tornando “peregrino” e, em seguida, “voluntário da JMJ”. Em 2008, estava em Sydney a serviço da peregrinação dos jovens da Comunidade Católica Shalom. Em 2008, ela foi à Sydney a serviço da delegação oficial dos jovens suíços de língua alemã.

Mas, de repente, as duas histórias se cruzaram. Deus nos colocou no serviço da JMJ para permitir que nos conhecêssemos e dali nascesse uma amizade, baseada num interesse comum: como comunicar aos jovens o tesouro que a nós foi se revelando passo-a-passo em cada JMJ?

Um ano após Sydney, fui escolhido para representar minha comunidade num encontro internacional de avaliação da JMJ australiana, em Roma. Ela também estava lá, em nome dos jovens do seu país. Ali não éramos uma multidão. Tudo nasceu na amizade realmente. A partilha das nossas distintas realidades e contextos de evangelização nos aproximou. Sem interesse. Mas com algo inexplicável no ar. Seria semente de um “amor de JMJ”?
Na Basílica de São Pedro em Roma
Então, chegou o Domingo de Ramos e participamos da passagem da Cruz e do ícone mariano aos jovens espanhóis, na praça São Pedro. O encontro romano, com ares de JMJ, se estendeu por alguns dias mais. Dos assuntos de JMJ, nasciam mais assuntos de JMJ e evangelização. Das conversas sobre os jovens, brotavam conversa sobre a nossa condição de jovens. Da partilha sobre a vida, surgia a partilha da nossa vida.

No final de 2009, depois de muitas outras conversas, encontros, partilhas, oração, uma decisão: você quer namorar comigo?
Hoje, depois de um ano e meio juntos, minha impressão é que Deus nos escolheu do meio da multidão e nos preparou nas muitas Jornadas para um caminho especial. Dia-a-dia seguimos trilhando esse caminho e não nos sentimos sozinhos quando pensamos nos jovens que encontraremos em Madri.

Planos para o futuro? Quem sabe poderemos participar da próxima edição, depois de Madri, como família? Deus haverá de nos conduzir a outras Jornadas...

 

Rafael D’Aqui

www.novavereda.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal!

Deus abençoe vcs!!!
Estive na pré-jornada e na JMJ tb, vi vc por lá.

Grande abraço.
Shalom!

Raiane
www.amigosshalompetrolina.blogspot.com